segunda-feira, 28 de maio de 2012

PREFEITO DE QUATIPURU É CASSADO

O Pleno do TRE cassou na sessão de hoje, o prefeito de Quatipuru Denis de Oliveira. Sem seu lugar assume a presidente da câmara, a vereadora Simone do Socorro Vieira Borges (PMDB). Segundo o TRE haverá eleição indireta no município. 


Dênis Oliveira, cuja incompetência na gestão, fez com que Quatipuru passe por situação de imensas dificuldades, vivendo um estado de abandono que repercute gravemente em sua população. Cabe, portanto, como dever de ofício deste Blog, fazer comentários críticos sobre Quatipuru, avaliar suas atuais condições sócio-políticas e a repercussão sobre seu povo. O Pará Notícias esteve no município, e entre conversas e entrevistas informais; fizemos fotografias das lamentáveis condições do “hospital”, tendo inclusive publicado em edição anterior, foto do “restaurante”, inservível e inacabado.
                            
Constatamos assim, estar bem claro que Quatipuru continua em situação penosamente crítica e sem perspectivas de melhora. Restam apenas 12 meses de “administração”, tempo insuficiente para recuperar perdas e trabalhar em prol do município, visto que até agora o prefeito não cumpriu as centenas de promessas de campanha. Não há Secretaria de Pesca, em que pese ser Boa Vista um grande pólo pesqueiro. Na Agricultura, não existem eficientes programas de assistência agrícola e há ausência total e absoluta de produção de serviços, empregos e geração de renda. Na Educação, provavelmente nada mais se fará até o final da gestão, devendo inclusive acertar débitos com FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), relativas ao ano de 2010, e que supostamente ainda não foram quitados, e que já  foram alvo de noticias de jornais em Belém.
                            
A Saúde é o verdadeiro caos, e a população se ressente da crônica falta de medicamentos e materiais de serviço, estando com suas ambulâncias rigorosamente sucateadas e destas, uma única atende todas as exigências do município. A Unidade Básica de Saúde, chamada de “hospital”, a Unidade mais requisitada e exigida pela população, até agora não sofreu as reformas necessárias, continuando num deplorável estado de má conservação, exatamente as mesmas condições detectadas e por nós fotografadas há meses, quando lá estivemos. Em Boa Vista o povo reclama que há um único PSF para uma população de 6000 habitantes e os secretários de saúde se sucedem numa interminável sequência, sem ter conhecimento das verbas de sua secretaria, pois o prefeito tem o comando das verbas municipais, enquanto seus secretários ficam sem as mínimas condições de autonomia financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário